sexta-feira, julho 08, 2016

Peças do Enxoval funerário de Sheshonq II


 
Máscara mortuária

Soooo cool! Eu amo as 21° e 22° Dinastias. Tão pouco exploradas. Esses faraós eram de origem Líbia. 
Sheshonq I, fundador da dinastia era um general Líbio. Terceiro Período Intermediário. Período de conflitos quando o país se encontrava dividido. 

Sheshonq II é um dos mais misteriosos dos mais misteriosos faraós. Nem se sabe com certeza de quem era filho. Alguns até mesmo acreditam que ele jamais governou sozinho. Nada se sabia dele até a descoberta de sua tumba intacta por Pierre Montet em Tanis. 

 
Peitoral

 

  

 

Sarcófago de prata de Sheshonq II representando o deus Solkar. 
Na última imagem acompanhado de seus vasos canópicos. 

Essa, possivelmente seria a maior descoberta da arqueologia egípcia pois Montet não descobriu apenas uma tumba real intacta. Mas três!!! A de Sheshonq II, de Amenemope e a do meu amado Psusennes I. 

Infelizmente, a Segunda Guerra eclodiu e Montet não pode anunciar o fato para a imprensa com medo de saques ao sítio arqueológico. Quando a guerra finalmente acabou, o momento havia passado. Diferente de Carter, Montet não obteve glória que queria. E suas descobertas são quase que desconhecidas do grande público. 

É uma pena. A arte desse período é muito refinada. Eu acho belíssima. E, como disse, um período ainda muito misterioso. Os períodos intermediários geralmente são considerados de baixa produção artística e sofreram com o descaso dos pesquisadores do passado atrás do "Ouro dos Faraós" dos seus tempos de "glória" como a 4ª dinastia ou as 18º e 19º. Merecia mais atenção e pesquisa. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário